sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Perth- Freemantle Prison

Em cana. Mas não por muito tempo...

Alooou, meu povo!
 Own, eu também estava com saudades! Finalmente começou a temporada de provas da UFMG e por isso eu tive que sumir, mas agora a próxima é só na quarta e aí sobrou tempinho pra esse blog abandonado.
 Hoje vamos passear por Freemantle, que é meio que uma cidade vizinha meio que um bairro de Perth. É bem pequenininha e fofa e tem um monte de coisas pra fazer! Tem a praia, inclusive com uma parte só pra cachorros, muuuitas lojinhas, um Market, do tipo que tem em Sydney e Melbourne, parecendo um camelódromo, vários prédios antigos e a atração principal, uma prisão.
Praia de Fremantle. Feia como todas na Austrália
 Sim, você leu certo, prisão, Port Arthur feelings. Mas essa é bem no meio da cidade e foi desativada há pouquíssimo tempo, em 1991. Você pode escolher entre dois tours, um sobre o cotidiano da prisão e outro sobre as fugas, que se chama Great Escapes (Criativíssimo!). Você pode comprar os ingressos separados ou um pacote dos dois, que muda muito pouco o preço, então se estiver com tempo sobrando, compre os dois, por que não? Agora se estiver corrido faça só o Great Escapes porque os guias são muito mais engraçados e as histórias são muito mais interessantes! Aí depois dá uma volta na praia que você ganha mais do que vendo a cozinha desativada. O passeio é tão famoso que tem até jeito de você fazer em outras línguas (Acho que tem chinês, espanhol, francês, alemão... Português ainda não) com uma espécie de telefone que eles te dão e cada parte da prisão tem o número que você deve digitar para ouvir a explicação.
Ah! Pra uma prisão até que ela é simpática!
 Ain, Ana, mas Perth é muito longe e eu não entendo nada que esse povo fala em inglês... Nada tema, pequeno gafanhoto! Eu tenho um resumo das melhores curiosidade da visita e colocarei-as aqui para você.
SPOILER ALERT PRA QUEM FOR VISITAR FREMANTLE
1- Conforme já dito, a prisão de Fremantle fechou em 1991 porque não tinha água corrente. Colocar um sistema de água era muito caro e os presos não podiam continuar fazendo suas necessidades fisiológicas nos baldes, que eram trocados todas as manhãs mas ainda assim estavam espalhando doenças e mau cheiro demais. Houve uma época em que banheiros químicos foram testados, mas alguns prisioneiros alcóolatras começaram a beber o líquido base e isso fazia mais mal a eles do que qualquer coisa que viesse dos baldes.
A prisão por dentro
2- Great Escape 1: Um prisioneiro conseguiu uma vaga como enfermeiro no hospital interno devido ao seu bom comportamento. Em uma noite fria de inverno ele saiu e ofereceu uma sopa ao guarda da guarita em frente para que ele se aquecesse. O guarda aceitou e em cinco minutos estavam dormindo. Claro que o preso tinha colocado alguns comprimidos de sonífero na sopa e em seguida ele fugiu usando uma escada feita com lençóis (Sim, igual nos filmes!) que ele entregou a um amigo. O guarda ficou conhecido para sempre como Sleeping Beauty, ou Bela Adormecida.
3- No Great Escape 1: Certa vez o muro dos fundos da prisão precisou ser pintado e designaram um preso que só tinha mais duas semanas de pena a cumprir para realizar a tarefa. Eles tinham certeza de que ele jamais tentaria fugir porque se fosse pego sua pena aumentaria em anos e faltando tão pouco tempo não valia o risco da fuga. Porém enquanto pintava o muro o pobre prisioneiro escorregou e caiu do lado de fora! Desesperado com medo de que os guardas pensassem que ele tentava fugir, o prisioneiro deu a volta até o portão da frente com o corpo colado ao muro (Coisa que ninguém tinha conseguido fazer desapercebido) e então bateu na porta avisando que foi tudo um acidente e implorando para que o deixassem voltar.
Batendo nessa porta aí!
4- No Great Escape 2: Um dos presos, depois de solto, não conseguia emprego e estava vivendo na miséria, passando fome. Ele então bateu à porta da prisão e pediu que o prendessem novamente, pois lá ele ao menos tinha abrigo e comida. Os guardas responderam que sentiam muito, mas não podiam prendê-lo sem um motivo. Ele então foi embora e alguns dias depois estava batendo na porta da prisão novamente. Dessa vez usando um carro. Que ele acabara de roubar. Foi preso de novo.
5- Great Escape 2: Um dos prisioneiros conseguiu fugir várias vezes e de diversas prisões diferentes. Sempre que fugia ele começava uma viagem pelo mundo, normalmente na Ásia. Como sabemos disso? Ele muito gentilmente enviava cartões postais de suas viagens para as prisões de onde fugia.
6- Great Escape 3: Senta que essa é longa! Um dos prisioneiros planejou uma fuga com a ajuda de sua namorada. Ela comprou uma lâmina de diamantes e um sapato bastante parecido com o do namorado. Escondeu a lâmina no salto e durante uma visita os dois simplesmente trocaram os sapatos por debaixo da mesa. O homem usou a lâmina para cortar as barras de sua janela, mas quando foi sair percebeu que era gordo demais. Ele encaixou as barras de volta no lugar e iniciou uma dieta que durou quatro meses! Depois desse tempo ele passou manteiga no próprio corpo e finalmente pôde atravessar as barras cortadas com mais dois companheiros. Eles subiram no teto da prisão e realizaram um salto de TRÊS METROS (Que é quase o recorde olímpico de salto em distância) até a guarita no muro, de onde saltaram para a liberdade. Um dos três não conseguiu realizar o salto e acabou caindo no pátio da prisão. Ele quebrou as duas pernas e continuou preso.
Foi exatamente aqui que eles saltaram

7- Para evitar as fugas, os muros da prisão foram recorbertos com um arame do tipo teia de aranha: Quanto mais você tenta se soltar, mais preso (E machucado) fica. Pedaços das roupas do último que tentou passar pelos arames estão lá, ninguém conseguiu tirar ainda.
8- Great Escape 4: Um grupo de três prisioneiros subornou três guardas para que dessem a eles seus uniformes. Eles simplesmente vestiram e começaram a pular o muro. O tempo de hesitação dos outros guardas na dúvida se atiravam e arriscavam estar acertando um companheiro foi os bastante para que os três escapassem.
9- Great Escapes 5 and 6: Esse é um dos mais famosos por lá porque visitou a prisão TRÊS vezes! Lá tinha todo tipo de prisioneiro, desde ladrão de galinha até serial killer. Esse moço em específico chegou lá pela primeira vez como um simples ladrão de pão. Ele cumpriu sua pena exemplarmente e foi liberado. Assim como a maioria dos ex-presidiários, ele não conseguia trabalho e passou a viver na floresta, se tornando até bastante conhecido na região. Certo dia ele viu um cavalo do qual gostou muito e o marcou como seu (Com aqueles ferros quentes, sabe?). Só que o cavalo já tinha dono e ele foi preso novamente condenado por roubo. Dessa vez ele ficou muito revoltado, pois não era culpado, foi apenas um mal entendido, e fugiu depois que durante uma apresentação de cinema e teatro dentro da própria prisão (Tinha muito isso lá) eles mostraram rapidamente o mapa do lugar! Dessa vez ele tornou-se um grande ladrão, famoso não apenas por seus crimes, mas por se recusar a machucar qualquer pessoa durante eles. Porém ele foi pego mais uma vez e levado à solitária, onde o próprio governador o desafiou a fugir novamente e caso ele conseguisse, teria sua ficha limpa novamente. Passado algum tempo, ele adoeceu e o médico receitou-lhe ar fresco e ele passou a deixar a solitária periodicamente para quebrar pedras no pátio. A cada vez que os guardas se distraíam, ele cavava um pouco de um túnel, e certa vez durante uma confusão com os alarmes, ele fugiu. E foi capturado de novo! Porém ele havia vencido o desafio do governador e ficou definido que assim que sua pena terminasse, ele estaria perdoado perante a lei. Ele voltou a ser o prisioneiro exemplar do início, foi solto, perdoado, casou-se, teve filhos e morreu como qualquer homem que jamais tivesse passado pela cadeia.
Essa era a cela típica de um bem comportado. Sim! Com tv!
10- Todas as celas em Fremantle tinham baldes com cal dissolvida para que os próprios presos pudessem retocar suas pareces quando estas começassem a soltar pó. Certo dia um faxineiro desastrado bateu sua vassoura com força em uma das paredes de um depósito que foi uma cela anos antes, revelando parte de um desenho magnífico coberto pela cal. Isso iniciou uma investigação que descobriu dezenas de outras obras, não apenas naquela cela como em muitas outras.
Esse é o desenho que o faxineiro descobriu. Pra quem não entendeu, é um velhinho barbudo com a mão na cabeça
11- A maior rebelião da história de Fremantle queimou parte do telhado da prisão e aconteceu durante um feriado! Isso porque durante o feriado os presos não iam ao pátio trabalhar e no calor do verão de Perth era insuportável passar o dia todo na cela. Sim, você entendeu certo. Eles se revoltaram porque queriam trabalhar!
Esse pedaço do teto que tá queimado, mas nem dá pra ver na foto 
12- Perth é tão quente, mas tão quente, que foi incluída uma parada para beber água no meio do tour da prisão (Eles pedem para que você beba mesmo se não quiser) depois que vários visitantes desmairam de sede.
13-  Havia uma parte feminina na prisão, onde eram realizados casamentos e as detentas podiam cuidar de seus filhos até os dois anos de idade.
14- Havia pena de morte em Fremantle até poucos anos antes do fechamento e os condenados eram enforcados. A sala da forca, onde morreram 44 pessoas, continua lá, aberta para visitação e é horrível!
15- Houve uma época em que os presos tinham uma horta, mas ela precisou ser desativada depois que alguns começaram a plantar algumas ervas extras nela. Sim, maconha.
Fim! Sigam meus passos para Fremantle e além!

Nenhum comentário:

Postar um comentário